Diones do Nascimento Silva é um professor dedicado e acadêmico comprometido com a educação. Nascido em 20 de junho de 1992, no Povoado Trilha 410, município de Buriticupu – MA, ele tem uma trajetória marcada por desafios e superações. Há 11 anos, ele exerce a profissão de professor e atualmente cursa Filosofia (6º período) e História (5º período).

Diones vem de uma família humilde, de origem camponesa, e sempre estudou em escolas públicas. Além de sua carreira acadêmica, é também um líder religioso e professor ativo na comunidade onde reside. Ao longo de sua jornada, ele enfrentou inúmeras dificuldades, como o transporte escolar precário – frequentemente utilizando “pau-de-arara“, veículos inadequados que o obrigavam a enfrentar longas viagens e até dormir nas estradas durante o período chuvoso.

Desde jovem, Diones se dedicou aos estudos e se interessou por áreas que hoje o tornam um professor/pesquisador dos Povos Originários. Sua luta pela educação começou em um cenário difícil, mas sua determinação nunca esmoreceu. Superou desafios como a falta de infraestrutura e a descrença de muitas pessoas que duvidavam de seu sucesso devido à sua origem rural e escolar pública. O apoio de seu pai, um homem do campo, sempre foi fundamental em sua trajetória. Ele recorda as palavras de seu pai: “Meu filho, se queres ter um futuro melhor, tem que estudar muito”. Essas palavras foram um ponto de inspiração que permanece vivo até hoje.

Além de seu trabalho como educador, Diones tem colaborado em vários projetos educacionais e culturais. Atualmente, ele é uma figura importante na disseminação da cultura indígena, especialmente por meio do Livreto A Festa da Menina Moça e do Projeto Guajajara. Este projeto visa criar uma plataforma educacional completa para comunidades indígenas e urbanas, oferecendo materiais didáticos e recursos valiosos.
Juntamente com Francisca Guajajara e Denair Franco de Souza, Diones tem se dedicado à luta pelos direitos indígenas, trabalhando para manter viva a cultura dos povos originários. Além disso, ele busca expandir seu impacto, ultrapassando os limites da academia e discutindo políticas públicas diretamente com as comunidades externas, promovendo ações de conscientização e formação contínua.
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